HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Teutônia sedia 20º Encontro Regional de Saúde Mental

Programação ocorre no dia 25 de outubro, junto à Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru

17 de outubro, 8h38min

No dia 25 de outubro, Teutônia sediará o 20º Encontro Regional de Saúde Mental. Programação inicia pela manhã, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, e tem o objetivo de ampliar e fortalecer a discussão sobre a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica, além das diferentes formas de cuidado que foram implementadas na região.
O evento tem como tema “A música como dispositivo de cuidado em Saúde Mental” e contará com vasta programação. Para às 8h, está prevista a recepção, seguida de abertura oficial às 9h. Por voltas das 9h20, ocorrem apresentações culturais e, logo após, às 10h, inicia o Show de Talentos, com apresentações de usuários dos serviços de saúde mental. Após o almoço, às 14h, inicia o baile, sendo que a programação tem previsão de encerramento às 17h.
O encontro é dirigido para a comunidade, profissionais de saúde, gestores municipais, usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares e equipes de outras secretarias que realizam o trabalho de intersetorialidade com a saúde. A média de público desses encontros tem sido de 1.100 pessoas.
A programação está sendo organizada pela Comissão do Fórum Regional de Saúde Mental, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e Prefeitura de Teutônia, por meio do Centro de Atendimento em Saúde (Casa) Mental, com apoio das secretarias de Saúde dos 37 municípios abrangidos pela 16ª CRS e demais colaboradores.
O Encontro Regional de Saúde Mental do Vale do Taquari ocorre anualmente e, em 2019, está completando 20 anos de existência. Dentre os objetivos estão ampliar e fortalecer a discussão sobre a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica na região e as diferentes formas de cuidado que, ao longo dos anos, foram implantadas/implementadas, bem como promover maior visibilidade para os serviços de Saúde Mental e as ações de promoção de saúde que ocorrem nas cidades da região.
Conforme o coordenador do Casa Mental, Enrico Neiss, o evento tem proporcionado, ao longo dos anos, inclusão de pessoas com sofrimento psíquico e usuários de álcool e outras drogas, mas não se restringindo somente aos mesmos. “Inclui também familiares e usuários dos serviços da Atenção Básica que realizam a promoção e a prevenção em Saúde Mental. É um momento de integração dos diferentes serviços da região, espaço de reflexão, diversão, lazer e cultura, onde os participantes, pela itinerância dos encontros, visitam outras cidades e nestas o tema da Saúde Mental se fortalece, com a presença de diferentes segmentos do município para além dos serviços de saúde”, explica.
Neste sentido, o evento possibilita dar visibilidade para o tema da Saúde Mental na região, reafirmando as muitas ações de cuidado que são realizadas. “Venha para Teutônia cantar e comemorar conosco os 20 anos do Encontro Regional de Saúde Mental do Vale do Taquari”, convida a comissão organizadora.


CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer