HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Teutônia tem o segundo melhor índice de desenvolvimento do Vale do Taquari

No Estado, Município ocupa a 46ª posição no índice geral. Na região, Teutônia ainda possui a 3ª melhor educação, a 6ª melhor renda e a 10ª melhor saúde

11 de outubro, 10h45min

Leo Wiebusch
Teutônia possui o segundo melhor Idese do Vale do Taquari
Teutônia possui o segundo melhor Idese do Vale do Taquari

A Fundação de Economia e Estatística divulgou, recentemente, o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Conforme os dados apresentados, Teutônia tem o segundo melhor índice do Vale do Taquari e o 46º melhor do Estado. No Vale, o município ainda possui a 3ª melhor educação, a 6ª melhor renda e a 10ª melhor saúde.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, coloca que o índice evidencia o desenvolvimento de Teutônia, já que o município figura entre os 10% mais desenvolvidos do Estado. “A soma de nossos esforços, com seriedade, planejamento, fortes investimentos e muito trabalho nos trazem a possibilidade de construir essas importantes conquistas. Com alegria recebemos mais estes importantes índices. No entanto, não nos acomodamos. Com nosso trabalho dia após dia, vamos melhorar ainda mais a vida dos teutonienses”, frisa.
O Idese avalia a situação socioeconômica dos municípios gaúchos quanto à educação, à renda e à saúde, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento. Os dados divulgados recentemente são baseados no ano de 2016.
O índice geral de Teutônia é 0,812, colocando o município na 2ª colocação no Vale do Taquari, ficando somente atrás de Nova Bréscia, e na 46ª posição no Estado. O índice, aliás é considerado de alto desenvolvimento, ou seja, está acima de 0,800.
No bloco Educação, Teutônia possui o índice 0,796. Com este índice, o município figura na terceira colocação na região – ficando atrás de Nova Bréscia e Cruzeiro do Sul – e 37ª posição no Rio Grande do Sul.
No bloco Renda, o município alcançou o índice 0,755, colocando o município como 101ª melhor renda no Estado e 6ª no Vale do Taquari. Aparecem na frente Westfália, Imigrante, Lajeado, Nova Bréscia e Arroio do Meio.
Já no bloco Saúde, o índice de Teutônia é de 0,885. Com isso, Teutônia tem a 77ª melhor saúde do Estado e a 10ª melhor do Vale do Taquari. Lideram o ranking regional Ilópolis, Nova Bréscia, Relvado, Anta Gorda, Itapuca, Santa Clara do Sul, Putinga, Travesseiro e Vespasiano Corrêa.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer