HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Um Sonho de Natal: o brilho do Natal invade as ruas de Teutônia

Desfile do Papai Noel, da Mamãe Noel e das soberanas no caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários percorreu as principais ruas do município

14 de dezembro, 16h40min

Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

O brilho e a magia do Natal invadiram as principais ruas de Teutônia no final de semana. Crianças, adultos e idosos puderam conferir e se contagiar com o espírito natalino durante o desfile do Papai Noel, da Mamãe Noel e das soberanas no caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia no sábado. Nesta segunda-feira, dia 14, o desfile ocorre no Bairro Canabarro, integrando a programação Um Sonho de Natal de Teutônia. Corporação ainda ação específica durante a semana, com o projeto Caminhão Iluminado, sendo que esta contará com a distribuição de doces.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

Ao som da sirene do caminhão e das músicas natalinas no carro de apoio, a comitiva natalina percorreu, no sábado, as principais vias dos bairros Centro Administrativo, Languiru, Boa Vista, Alesgut e Teutônia. Em cima do caminhão, o Papai Noel, a Mamãe Noel e a 1ª princesa Kelly Larissa Hentges acenavam para as crianças, adultos e idosos ao longo das ruas, pátios de casas e sacadas de apartamentos, levando o brilho e a magia do Natal pelo município.

Para o Papai e a Mamãe Noel, o sentimento de alegria em levar o brilho do Natal às famílias teutonienses. “No rosto das pessoas, o brilho no olhar e o sorriso de uma das épocas mais importantes do ano, especialmente no contexto atual, de pandemia, onde renovamos a nossa esperança, desejando que 2021 seja diferente e que possamos estar voltando à normalidade”, enalteceram.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

Inicialmente previsto para domingo, dia 13, a passagem do caminhão pelas principais ruas do Bairro Canabarro foi transferida para esta segunda-feira, dia 14. O roteiro será o seguinte (saída da sede do Corpo de Bombeiros às 19h): Avenida 1 Leste, Rua Leopoldo Schneider, Rua Dom Pedro II, Rua Capitão Schneider, Rua Guilherme Schneider Sobrinho, Rua Tiradentes, Rua Dom Pedro II, Rua Ernani Júlio Sippel, Rua Carlos Arnt, Rua 20 de Maio, Rua Felipe Jacobs, Rua João Musskopf, Rua Reinaldo Affonso Augustin, Rua 20 de Maio, Rua Carlos Arnt, Rua Salgado Filho, Rua Otterno Schaeffer, Rua 16 de Abril, Rua 39, Rua Mário Schaeffer, Rua Herbert Horst, Rua Afonso Carlos Augustin, Rua Otterno Schaeffer, Rua Arnaldo Krug, Rua Carlos Arnt, Estrada Velha, , Rua 2 Norte, até a sede da corporação.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

Em virtude da pandemia, o número de pessoas a desfilar no caminhão iluminado é reduzido. A intenção inicial era também realizar o desfile com os mascotes de empresas e entidade de Teutônia e região. No entanto, optou-se em manter somente o Papai Noel, a Mamãe Noel e as soberanas.

O desfile dos Noéis e das soberanas no caminhão iluminado, no dias 12 e 14 de dezembro, integra a programação Um Sonho de Natal de Teutônia. A sirene do caminhão indica a passagem do veículo, que tem iluminação especial. Ao contrário da ação paralela da corporação (15 a 19 de dezembro, com distribuição de doces), não estão previstas paradas ao longo do roteiro.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

Ação específica do Corpo de Bombeiros

Paralelamente à programação Um Sonho de Natal, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia realiza o projeto Caminhão Iluminado entre os dias 15 e 19 de dezembro, distribuindo balas, pirulitos e bombons nos principais pontos da cidade. Integram a ação dois clubes de voluntariado de Teutônia, o Rotaract e o Leo Clube, além de empresas e entidades parceiras.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Caminhão do Corpo de Bombeiros recebeu iluminação especial

O caminhão da corporação, que levará o Papai Noel, será acompanhado de outros dois veículos da Cooperativa Certel durante a ação. Eles passarão pelos principais pontos do município de Teutônia e distribuirão os doces para as crianças.

A saída será sempre às 18h30min, com exceção de sábado, dia 19, que será às 18h. Nos dias 15 e 16, a ação será realizada em alguns pontos do Bairro Canabarro. No dia 17, será concluído o Loteamento Arco-Íris e posteriormente, os veículos seguirão para a Vila KS e o Centro Administrativo. No dia 18, a ação acontecerá nos bairros Alesgut, Languiru e Boa Vista, e por fim, no dia 19, acontece a conclusão nos Bairros Languiru e Teutônia. Para participar, pede-se que pais e crianças utilizem máscaras e tomem as medidas necessárias para evitar o contágio pela Covid-19.

O roteiro será o seguinte:

>>> Terça-feira, dia 15 – Bairro Canabarro:

– Fazenda São José (Rua Guilherme Trennepohl);

– Serraria Travessão;

– Rua 51;

– Loteamento 8 (campo);

– Beira Rio;

– Entrada da Linha Germano (Rua Ewaldo Schaeffer);

>>> Quarta-feira, dia 16 – Bairro Canabarro:

– Muçamba (Rua 15 de Novembro);

– Rua Dom Pedro II (Parque Ipê);

– Vila Esperança (Rua Balduin Ninow, creche);

– Lojas Certel (Rua Capitão Schneider);

– Sol Lanches (Rua Antônio Tertulino da Rosa);

– Mercado Ponto Certo (Posses);

>>> Quinta-feira, dia 17 – Bairros Canabarro e Centro Administrativo:

– Loteamento Arco Íris (Associação);

– Trevo da Maison (Rua 11 de Setembro, Linha Ribeiro);

– Vila KS (Rua Quatorze);

– Vila Popular (Rua Lourenço Griebeler, cemitério);

– Centro Administrativo (Rua 2 Norte);

– Rua Ricardo Luersen (2 quadras acima do hospital);

>>> Sexta-feira, dia 18 – Bairros Alesgut, Boa Vista e Languiru:

– Neri Auto Peças (Rua Major Bandeira);

– Papeleiro (Rua Major Bandeira);

– Antiga Dulcini (Bairro Alesgut, próximo à ferrovia);

– Quadra (Rua Werno Wiebusch);

– Posto de saúde Bairro Languiru (Rua Pedro Schneider);

– Boa Vista (campo de futebol);

– Botafogo (creche Pequeno Príncipe);

>>>> Sábado, dia 19 – Bairros Languiru e Teutônia:

– Salão da Católica (Rua Senhor dos Passos);

– Agrocenter Languiru (Rua Artur Pilz);

– Cuba (Rua Maurício Cardoso, campo);

– Posto Fascina (ERS-128, trevo);

– Praça (Rua Daltro Filho);

– Escola Alfredo Schneider (Rua Dr. Hércio Pegas);

– Montar Móveis (Rua Carlos Frederico Guilherme Ahlert).

 

Um Sonho de Natal segue até dia 23

As atrações de Um Sonho de Natal seguem até o dia 23 de dezembro, sendo o restante da programação será somente no formato virtual, com transmissões ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Teutônia; Facebook do Um Sonho de Natal – Teutônia; Facebook e Youtube da Rádio Popular FM; e redes sociais do Colégio Teutônia. Não será permitido o acesso de público aos locais em que serão realizadas as lives. Somente estão autorizados os artistas e equipe técnica, sem acompanhantes, mantendo o distanciamento e protocolos de prevenção.

Com o formato virtual, novas atrações estão sendo incluídas, dentre elas os corais municipais do município e a Orquestra Jovem de Teutônia. A programação atualizada pode ser conferida a seguir. Em função da pandemia e, consequentemente, as restrições impostas pelas bandeiras de distanciamento controlado do Estado, a programação ainda segue sujeita a alterações, seja de atrações, seja de datas e horários. Uma possível realização de eventos presenciais está descartada, visando preservar a saúde da população.

A 2ª edição do evento repete parte das atrações de sucesso e, novamente, valoriza os grupos culturais e artísticos locais, assim como no ano passado. A programação é uma parceria entre Colégio Teutônia, Grupo Popular de Comunicação e Município de Teutônia. O evento Um Sonho de Natal tem projeto cultural homologado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo – Governo Federal. A produção é TBT Produções, com apoio da CIC Teutônia e patrocínio de Certel, Sicredi, Cooperativa Languiru, Fuchs Gewürze do Brasil e Prefeitura de Teutônia.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

PROGRAMAÇÃO UM SONHO DE NATAL

>>> dia 19 de dezembro

– Passeio das Lanternas Virtual, a partir das 20h. Promovido pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e pela Paróquia Católica Nossa Senhora do Rosário, a noite contempla a bênção transmissão ao vivo pelas redes sociais;

 

 >>> Dia 21 de dezembro

– 19h15 – Abertura oficial;

– 19h30 – Apresentação do Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia sob regência do maestro Marlon Gausmann;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia;

– 20h – Apresentação do Sexteto Tempero Brasil – Show Duendes Musicais;

 

>>> dia 22 de dezembro

– 19h –Apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia, sob a regência do maestro William Bayer;

– 20h – Benção Ecumênica;

– 20h30 – Espetáculo teatral Um Sonho de Natal, com direção de Marcelo Brentano. Com participação especial: Coral Municipal de Teutônia, Grupo Teatral Façarte de Imigrante, Escola de Dança Corpo Livre, e cantora Alissa Maria;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia;

 

>>> dia 23 de dezembro

– 19 h – Abertura;

– 19h30 – Apresentação do espetáculo circense “NATHOLL”, do Grupo Tholl;

– 21h – Sorteio do 2º carro da campanha Natal dos Sonhos – Realização Prefeitura de Teutônia, com apoio da CIC Teutônia;

– 21h30 – Chegada do Papai Noel;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia
Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia
Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia
Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia
Foto: Édson Luís Schaeffer
Papai e Mamãe Noel, com ajuda das soberanas, estão levando o brilho do Natal pelas ruas de Teutônia

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer