HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Vacinação para maiores de 12 anos retorna às salas de vacinas dos postos de saúde

Tanto a vacinação de rotina quanto a vacina da gripe ocorrem no Centro Avançado de Saúde, ESF 2 e postos de saúde dos bairros Teutônia e Languiru. Atendimento de crianças menores de 12 seguem nos espaços Materno-infantis do CAS e do Posto de Saúde do Bairro Alesgut

6 de maio, 9h54min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Vacinação retorna às salas de vacinas dos postos de saúde
Vacinação retorna às salas de vacinas dos postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Teutônia comunica que, desde esta semana, a vacinação para maiores de 12 anos retornou às salas de vacinas dos postos de saúde. Com isso, tanto a vacinação de rotina quanto a vacina da gripe ocorrem no Centro Avançado de Saúde (CAS) do Bairro Canabarro, ESF 2 (Loteamento 8) e postos de saúde dos bairros Teutônia e Languiru. Já o atendimento de crianças menores de 12 seguem nos espaços Materno-infantis do CAS e do Posto de Saúde do Bairro Alesgut.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as salas de vacinas dos postos foram fechadas, sendo priorizada a vacinação contra a gripe, que na primeira fase contemplou os idosos. Este público recebeu a vacina a domicílio, evitando o deslocamento aos postos de saúde. Idosos que não tenham recebido a vacina contra a gripe devem contatar a sua unidade de saúde, por telefone, para receber a vacina a domicílio.

Menores de 12 anos recebem as suas vacinas nos espaços Materno-infantis do Posto de Saúde do Bairro Alesgut e no local que abrigava o Ambulatório de Atenção Básica do Bairro Canabarro, cujo atendimento foi transferido para junto do CAS. Os espaços Materno-infantis são para atendimento exclusivo para gestantes, consultas pós-parto, puericultura e vacinação de crianças menores de 12 anos.

O atendimento da sala de vacinas montada temporariamente na Comunidade Cristã, para centralizar a vacinação do município das pessoas com mais de 12, retorna à sala de vacinas do CAS, com horário estendido mantido até às 19 horas. As salas de vacina das demais unidades de saúde mantém o seu horário normal de atendimento, até às 17h.

 

Vacina contra a gripe; Dia D foi cancelado

A vacinação contra a gripe, que está na segunda-fase, passar a ocorrer nas salas de vacinas no Centro Avançado de Saúde (CAS) do Bairro Canabarro , ESF 2 (Loteamento 8) e postos de saúde dos bairros Teutônia e Languiru. Idosos que não tenham recebido a vacina contra a gripe devem contatar a sua unidade de saúde, por telefone, para receber a vacina a domicílio.

Além dos portadores de doenças crônicas e dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, a segunda fase ainda contempla indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, inclusive adolescentes, e funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico com o CID da doença para receberem a vacina. Já os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo deverão apresentar documento comprobatório da atuação, como carteira de trabalho, contracheque  com documento de identidade, carteira de sócio de sindicato da categoria, carteira de habilitação (C, D e E) ou crachá funcional. Os motoristas de aplicativo e táxi não se enquadram nesta fase.

Importante ressaltar que, como o quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde é baixo, pode haver interrupção momentânea da vacinação, que será retomada a medidas que novas doses chegam ao município. Por isso, solicita-se a compreensão dos públicos-alvos, até porque a campanha de vacinação segue até o dia 6 de junho, sendo que não é preciso ter pressa para se imunizar.

Durante o período de campanha, que segue até o dia 6 de junho, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

Sobre a 3ª fase da vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde subdividiu o público-alvo, alterando a data de início da imunização de adultos de 55 a 59 anos e de professores das escolas públicas e privadas, conforme segue a seguir. O Dia D, que estava marcado para o dia 9 de maio, foi cancelado pela atual situação da pandemia.

As fases contemplam os seguintes grupos prioritários:

>>> 1ª FASE – em andamento

– idosos (60 anos ou mais)

– profissionais da saúde

 >>> 2ª FASE – em andamento

– Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

– Povos indígenas

– População privada de liberdade, inclusive adolescentes

– Funcionários do sistema prisional.

>>> 3ª FASE – a partir do dia 11 de maio

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

– Gestantes

– Puérperas

– Pessoas com deficiência

>>> 4ª FASE – a partir do dia 17 de maio

– Professores das escolas públicas e privadas

– Adultos de 55 a 59 anos de idade

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer