Valorização do comércio local: revitalização da Rua Capitão Schneider é entregue à comunidade

7 de agosto, 12h02min

Ato de entrega da revitalização da Rua Capitão Schneider ocorreu na manhã desta sexta-feira

Valorizar o comércio local e atrair mais consumidores. Com esta visão, a Administração Municipal investiu na revitalização de uma das principais vias comerciais de Teutônia, a Rua Capitão Schneider, no Bairro Canabarro, que informalmente é é denominada de “shopping a céu aberto”. E na manhã desta sexta-feira, dia 7 de agosto, ocorreu o ato de entrega da revitalização à comunidade, durante solenidade na própria via.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, observou que o objetivo da revitalização é fomentar o comércio desta importante via, que há mais de 10 anos pleiteia investimentos no local. “Esta via é de suma importância para o município, pois agrega toda a diversidade comercial numa só rua, gerando emprego e renda e se configurando como um verdadeiro shopping a céu aberto. É mais uma obra que vai ao encontro à nossa missão, que é o investimento para as pessoas, que terão espaço propício para compras e lazer”, enalteceu.

A revitalização contemplou calçadão, floreiras, bancos, parklets, entre outros itens arquitetônicos, com o objetivo de valorizar os estabelecimentos instalados no local. Dentre as obras, estiveram a ampliação do passeio público, implantação de mobiliário urbano e paisagismo, implantação de rede drenagem pluvial e sistema de iluminação pública, além da sinalização horizontal e vertical.

A área de interferência foi de 4.180,59 metros quadrados, compreendo o trecho entre as ruas 7 de setembro e 31 de Março. A calçada, com dois metros de largura, foi feita de blocos de concreto e conta com piso tátil para deficientes visuais. Além disso, a via conta com estacionamento rotativo nos dois lados e a pista de dupla rodagem, continuando em sentido único.

As obras foram executada pela Construtora Edil, de Teutônia, empresa vencedora do processo licitatório. O investimento foi de R$ 800.045,84, recurso que integra a operação de crédito de R$ 5 milhões encaminhado junto ao Badesul.

A Rua Capitão Schneider concentra em torno de 65 estabelecimentos comerciais, de diversos ramos, e serviços. Dentre os estabelecimentos, estão farmácias, vestuário, artesanato, agropecuária, comunicação visual, bazar, agência bancária, casa lotérica, tabacaria, lojas de eletrodomésticos, imobiliária, salões de beleza/barbearia, mercado, academia, lojas de calçados, escritórios de contabilidade, consultórios de profissionais da saúde, sorveteria, lancheria, restaurante, CFC, entre outros.

Falando em em nome dos estabelecimentos da via, Reni Flach, da DMF Esportes, observou que a revitalização da Rua Capitão Schneider é um anseio antigo. “A revitalização da rua é algo muito bom, pois, há vários anos, não teve nenhuma interferência significativa. A revitalização vai beneficiar não somente nós, comerciantes, mas toda a população. Estas obras valorizam, ainda mais, o nosso comércio, porque uma rua revitalizada, uma calçada mais bonita e padronizada transformam a via em um lugar agradável para as pessoas”, colocou.

Reni Flach

O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, colocou que a revitalização é uma obra histórica, pela relevância da via para Teutônia. “Priorizamos a saúde e a educação. Mas, também estamos entregando inúmeras obras importantes e estratégicas, como esta revitalização, que ficará na história do nosso município. É uma obra que nossos comerciantes e nossa população mereciam”, pontuou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cleudori Paniz, também destacou a importância da revitalização. “É uma obra, com projeto escolhido de forma democrática, que vem ao encontro dos nossos comerciantes, que há vários anos esperavam este investimento. E é uma via aconchegante para a nossa população”, afirmou.

O secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, lembrou que o projeto de revitalização foi elaborado junto com os comerciantes da rua, que apresentaram suas demandas e sugeriram adequações. “Essa revitalização é fruto de um processo democrático. Por isso, é um momento de satisfação entregar esta obra”, colocou.

O presidente da CIC Teutônia, Airton Kist, ressaltou que a Rua Capitão Schneider representa a força do comércio do município. “Só temos a agradecer por este investimento na Rua Capitão Schneider, que permitirá aos nossos comerciantes e prestadores de serviços progredirem em suas atividades”, sublinhou.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Bancos e floreiras integram a revitalização paisagística
Parklets são novidade na Rua Capitão Schneider
Rua Capitão Schneider é uma da principais vias comerciais de Teutônia