HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Museu Henrique Üebel

Considerado um dos cartões-postais do município, o Museu Henrique Üebel foi criado em 6 de maio de 1993 (através da Lei 731) e inaugurado em 21 de maio de 1993. Conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município, que foram doados por […]


Leo Wiebusch
Museu Henrique Üebel

Considerado um dos cartões-postais do município, o Museu Henrique Üebel foi criado em 6 de maio de 1993 (através da Lei 731) e inaugurado em 21 de maio de 1993.

Conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município, que foram doados por teutonienses. Câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, sapatos-de-pau, vestidos antigos das soberanas, fotografias antigas, ferramentas e móveis antigos raros, entre inúmeros outros itens, podem ser encontrados no museu.

Mas a maior atração se dá por conta da engenhosa estrutura musical, onde encontramos sete instrumentos musicais em um só e que pertenceu a Henrique Üebel, que dá nome ao museu. O Homem Orquestra, como era conhecido Henrique Üebel, usava sua engenhoca para tocar vários instrumentos de uma só vez. Essa façanha proporcionava aos ouvintes uma apresentação digna de orquestra.

O museu recebe anualmente milhares de visitantes, oriundos de diversas cidades do Estado, do Brasil e até mesmo de outros países.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Instrumentos musicais também compõe o acervo, dentre eles, os sete instrumentos de Henrique Üebel
Foto: Édson Luís Schaeffer
Diversos elementos que relembram a história da colonização podem ser conferidos

Horários de visitação:

  • Segunda à sexta-feira: das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h
  • Sábados, domingos e feriados: das 14h às 17h

* Outros horários, mediante agendamento

O que oferece:

- Mais de 2 mil peças que compõe o acervo, como câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, sapatos-de-pau, vestidos antigos das soberanas, fotografias antigas, ferramentas e móveis antigos raros, entre inúmeros outros itens;
- Os sete instrumentos musicais utilizados por Henrique Üebel, conhecido como Homem-Orquestra.

Contatos

(51) 3762-7775
cultura@teutonia.rs.gov.br

Localização

Avenida 1 Oeste, 878
Centro Administrativo, Teutônia, RS